Grupo que idealizou homenagem sugere concorso artístico. Escultor 'de Ademir' afirma já ter sido procurado pelo clube
A aprovação da construção de um busto para São Marcos no Palestra Itália por parte do Conselho Deliberativo, na quinta à noite, já faz os idealizadores da homenagem se mexerem pela obra.
Há a ideia de se abrir um concurso cultural para se escolher o artista que terá a honra de esculpir o busto, o quarto do clube, depois de Ademir da Guia, Waldemar Fiúme e Junqueira.
Nelson Rocco, que esculpiu o Divino em bronze, afirmou já ter sido procurado pelo departamento de marketing do Palmeiras.
O primeiro projeto, tocado por um grupo de sócios e conselheiros há dois anos, ficou esquecido. Era um busto simples, orçado entre R$ 11 mil e R$ 13 mil.
Na reunião de quinta à noite, Arnaldo Tirone afirmou a todos que o clube irá bancar a obra.
– Agora, vamos sentar com o presidente para saber o cronologia dos fatos. A ideia é apresentar um concurso artístico. Quem apresentar o melhor projeto, fará o busto – afirmou Jota Christianini, conselheiro, historiador que deu o “empurrão” para a homenagem, na reunião.
Jota tomou a palavra e sugeriu a votação. Os três poderes (COF, Conselho e presidente) aprovaram rapidamente tal homenagem. Ele não sabe sobre o convite feito a Rocco.
– Estamos em conversações, enviei meu orçamento ao marketing do clube. Seria uma honra – afirmou o escultor, que espera por novo contato do clube.
Rocco diz que levaria cerca de 30 dias para deixar um busto, de cerca de 65cm de altura (mesmos padrões do feito a Ademir) pronto.
De férias, na praia, Marcos, segundo goleiro que mais jogou pelo clube (532 jogos), se emocionou.
– Recebi centenas de mensagens na quinta e fiquei pensando a noite toda. Parece que a ficha ainda não caiu. Não tenho palavras para agradecer ao clube e à torcida – afirmou.
Novo busto e os antigos
Como?
O grupo político Acorda, Palmeiras, união de diversas facções do clube, é quem trabalha pela homenagem. Há discussão entre sócios sobre qual “imagem” será usada. Muitos defendem um busto com Marcos apontando os dedos para o céu, marca registrada do ídolo.
Onde?
Com o Palestra em reformas, há dúvidas sobre o local a se fazer o busto. Alguns defendem a ideia de colocá-lo na Academia de Futebol e, ao término da Arena, no segundo semestre de 2013, mudá-lo para o estádio. Há também a ideia de inaugurar o busto em frente a um dos prédios novos da Arena Palestra, que ficarão prontos ainda neste ano.
Os três ‘eternizados’
Os bustos de Ademir da Guia (maior ídolo, jogou de 1977 a 1984), Junqueira (1931 a 1945) e Waldemar Fiúme (1941 a 1958) ficavam na entrada social do antigo Palestra. Hoje, estão guardados.
Na bronca
Considerados por muitos o maior goleiro alviverde, Oberdan tem bronca por não ter um busto. Ele não se dá bem Marcos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.