domingo, 28 de agosto de 2011

'Surpresa' decide e Verdão vence Corinthians de virada em Prudente


Ele decidiu! Escondido, pouco falado, Fernandão, a "surpresa" de Felipão para o Dérbi contra o Corinthians (que o levou a Presidente Prudente sem relacioná-lo, por conta da lesão de Maikon Leite), decidiu o jogo para o Verdão neste domingo. Foi após a entrada do centroavante alviverde que o Palmeiras conseguiu o empate no primeiro tempo. Na segunda etapa, ele ainda fez um golaço e decidiu a partida. Resultado: vitória por 2 a 1 para o Verdão, que quebrou uma sequência de seis jogos sem vencer o seu mairo rival.

Para os corintianos, ainda segue o consolo. Mesmo com a derrota, o Timão manteve a liderança do Brasileirão ao término do primeiro turno. Com isso, o Corinthians conquista o Troféu Osmar Santos, com os 37 pontos. Contudo, a sina de Presidente Prudente predominou: o Timão chegou ao sétimo jogo sem vencer do Palmeiras no estádio.

A vitória dá moral ao Verdão. Após a eliminação para o Vasco na Copa Sul-Americana, no meio da semana, o Verdão só tem um caminho para chegar à Copa Santander Libertadores: ficar entre os quatro primeiros colocados no Brasileirão. E a vitória no clássico, sem dúvida, foi um passo importante. Com o resultado, o Verdão chega a 32 pontos, se mantém na sexta colocação, mas fica a apenas dois pontos do quinto colocado, o Botafogo último time que estaria na competição sul-americana, já que o Vasco, quarto, já está classificiado.

O jogo foi bem disputado, mas foi o Verdão quem levou a vantagem quase todo o tempo. O Timão saiu na frente com Emerson, ensaiou um domínio, mas cedeu o empate de Luan. Logo aos 6 minutos do segundo tempo, Fernandão fez um golaço ao amortecer um bom lançamento de Assunção e, sem deixar cair, chutou na saída de Julio Cesar para assegurar o resultado.

Equilíbrio predomina

O primeiro tempo do Dérbi foi equilibrado. As equipes alternaram períodos de maior domínio durante a partida, mas, no saldo final, o empate em 1 a 1 foi o placar mais justo. Os gols saíram, de fato, em falhas individuais defensivas, nas poucas que houveram durante a partida.

Quem começou melhor foi o Palmeiras. Sólida defensivamente, a equipe espalhava seu jogo no ataque, preferindo atacar pelas laterais e se aproveitando da fragilidade corintiana nos setores. Sobretudo na direita, o zagueiro Wallace, improvisado na lateral, sofreu para acompanhar os avanços de Luan e Gabriel Silva.

O Timão foi pressionado, mas, conseguiu chegar ao gol em uma bobeada de Marcos. Emerson foi cruzar e chutou pela direita em direção ao gol. Henrique e Marcos se atrapalharam e a bola passou diretamente e entrou na meta alviverde.

Com a vantagem, o Timão se mostrou melhor e levou vantagem principalmente na articulação das jogadas. Foi aí que Felipão (ou Murtosa?) entrou em ação logo aos 31 minutos de jogo: Fernandão, centroavante de área, fez sua estreia e entrou no lugar de Patrik.

A mudança fez efeito. Prendendo a marcação da zaga, os meias e atacantes alviverdes conseguiram se aproximar e pressionar o Timão ainda mais.

O gol veio após cobrança de escanteio aos 34. Julio Cesar saiu mal, a defesa não conseguiu afastar e a bola sobrou para Luan só concluir a gol. O empate sinalizava um segundo tempo ainda mais emocionante.

Começo alvinegro frustrante

O começo do segundo tempo foi frustrante para o torcedor corintiano. O Timão começou melhor e ensaiou uma "blitz" nos minutos iniciais.

Contudo, em um contra-ataque aos 6, a bola caiu no pé de Marcos Assunção e o volante fez um lançamento primoroso para a grande área. Fernandão, livre, dominou no peito e, sem deixar a bola cair, tocou na saída de Julio Cesar.

Após o gol sofrido, Tite mexeu no Corinthians. Danilo, anulado por Chico, deixou o campo para a entrada de Willian. Com isto, o Corinthians melhorou na partida, passou a pressionar, mas ficou excessivamente exposto aos sempre perigosos contra-ataques alviverdes.

O Verdão seguiu muito bem posicionado na defesa e dificultou a vida do ataque corintiano. Quem teve, de fato, as melhores chances de matar o jogo, foi o Palmeiras.

No fim da partida, o Verdão sofreu um pouco mais. O Corinthians ensaiou um "abafa" no final da partida, Liedson deu um grande chute no final, mas foi só. Vitória justa do Palmeiras em Presidente Prudente.

Próximos jogos

o Palmeiras enfrentará o Botafogo, às 21h50, no Engenhão.

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 2 X 1 CORINTHIANS


Estádio: Prudentão, em Presidente Prudente (SP)
Data/hora: 28/8/2011 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Renda/público: R$ 962.666,00 e 36.299 pagantes
Cartões amarelos: Gabriel Silva, Chico (PAL); Leandro Castán, Jorge Henrique e Chicão (COR)
Cartões vermelhos:-
GOLS: Emerson, 18'/1ºT (0-1); Luan, 34'/1ºT (1-1); Fernandão, 6'/2ºT (2-1);

PALMEIRAS: Marcos, Márcio Araújo, Thiago Heleno, Henrique e Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção (João Vitor, 31'/2ºT), Patrik (Fernandão, 31'/1ºT) e Valdivia; Luan e Kleber. Técnico: Murtosa.

CORINTHIANS: Julio Cesar, Wallace (Edenilson, 34'/2ºT), Chicão, Leandro Castán e Ramon; Ralf, Paulinho e Danilo (Willian, 13'/2ºT); Jorge Henrique (Morais, 23'/2ºT), Liedson e Emerson. Técnico: Tite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.