Contra o Figueirense, até então invicto em casa, Maurício Ramos marca no fim e Palmeiras vence a primeira fora
Se o jogo do Palmeiras era fora de casa neste Brasileirão, a torcida já se preocupava... No sexto capítulo da saga em busca da primeira vitória como visitante, no entanto, Maurício Ramos salvou o Verdão! Contra o Figueirense, nesta quarta-feira, no Orlando Scarpelli, o Alviverde venceu por 1 a 0 e encerrou o jejum de quase dez meses sem vencer fora pela competição.
Desde o 3 a 1 conquistado sobre o Flamengo em outubro do ano passado, no Engenhão, o time do técnico Luiz Felipe Scolari não vencia longe da capital paulista no Nacional. Sem Luan, que deve deixar o clube no fim do mês, Maikon Leite e Kleber criaram as melhores jogadas do time, mas finalizaram pouco e a vitória veio no sofrimento. Em falha do bom goleiro Wilson, o zagueiro Maurício Ramos foi oportunista e completou para as redes. Pela pressão alviverde na partida, o resultado foi mais que merecido.
Com o resultado, o Palmeiras chegou a 22 pontos conquistados e subiu para a quarta colocação. Como o Vasco enfrenta o Bahia, nesta quinta-feira, o time pode cair para o quinto lugar até o fim da rodada. O Figueirense, com 16 pontos, ocupa agora a nona colocação.
PRESSIONOU, MAS NÃO MARCOU...
O Figueirense era o pior adversário possível ao Verdão em sua busca pela primeira vitória fora de casa na competição. Invicto em seu estádio, o Figueira esperava fazer mais uma vítima no Orlando Scarpelli. Sem Luan e com a estreia de Gerley na lateral-esquerda, no entanto, a postura adotada pelo time do técnico Luiz Felipe Scolari deu grande movimentação a equipe, que pressionou durante toda a primeira etapa.
Sem marcar desde o dia 19 de julho, Kleber estava louco para balançar a rede para enterrar de vez as polêmicas sobre sua saída. Logo no primeiro minuto, o Gladiador mostrou que estava a fim de jogo. O camisa 30 roubou a bola e arrancou em direção ao gol adversário. Sozinho, chutou fraco e torto, desperdiçando boa chance de já começar o jogo com vantagem.
Valdivia - que protagonizou um lance inusitado ao trocar o calção térmico no banco de reservas, na frente de todo o estádio - também começou procurando o jogo, mas caiu de produção e sumiu na segunda metade da primeira etapa. Acuado, o Figueirense tentava responder à pressão palmeirense, mas os atacantes Héber e Aloísio não conseguiam livrar-se da linha de impedimento alviverde. Foram três boas chances - as únicas - paralizadas por posição irregular.
No melhor lance da primeira etapa, aos 23 minutos, uma marcação polêmica: em cobrança de falta de Marcos Assunção, Maurício Ramos cabeceou bem e carimbou a trave de Wilson. No rebote, Kleber completou para o gol, mas o bandeira viu impedimento e levantou a bandeira. Ainda faltava o ajuste final ao Palmeiras, e Felipão tentou resolver na bronca no intervalo.
GOL MERECIDO
O segundo tempo começou tão movimentado quanto o primeiro. E por sorte o Verdão não saiu no prejuízo, aos três minutos. Thiago Heleno, que já tinha cartão amarelo, derrubou Túlio perto da grande área. O experiente árbitro Alicio Pena Junior entendeu que Gerley foi o autor da falta, e ele tomou o cartão no lugar do companheiro. Foi o necessário para acordar o Verdão, que começava a levar sustos...
Maikon Leite avançou em velocidade, driblou o marcador dentro da grande área, tentou o chute cruzado e acertou na trave. Que chance! Mesmo melhor na partida, o Verdão tinha dificuldades em finalizar. Valdivia e Wellington Paulista não ajudavam, e pelos contra-ataques surgiam as melhores jogadas. Ou, como sempre, nas bolas paradas de Marcos Assunção.
Aos 32 minutos, uma falta perigosa perto da grande área animou a torcida alviverde. Na cobrança, o volante soltou um foguete e obrigou o bom goleiro Wilson a fazer grande defesa. Faltava ousadia ao Palmeiras. Com os laterais presos, nem mesmo a entrada do versátil Luan mudava o panorama do jogo. Até que Wilson entregou...
Em nova cobrança de falta de Assunção, o goleirão largou no meio da pequena área e a bola bateu no peito do zagueiro, que marcou o gol do alívio do Verdão. Finalmente, três pontos fora de casa! No fim, Aloísio invadiu a área pela esquerda e chutou, mas Elias chegou atrasado e a bola atravessou a área até sair pela linha de fundo. Só um susto...
Próximos jogos
No próximo sábado, pelo Brasileirão, o Palmeiras recebe o Atlético-MG, no Canindé. O Figueirense enfrenta o Bahia, domingo, no Pituaçu.
FICHA TÉCNICA:
FIGUEIRENSE 0 X 1 PALMEIRAS
Estádio: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data/hora: 27/7/2011 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Alicio Pena Junior (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
Renda e público: Não disponível
Cartões amarelos: Ygor, Maicon (FIG); Thiago Heleno, Gerley, Maikon Leite, Marcos Assunção, Márcio Araújo, Kleber (PAL)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Mauricio Ramos, 36'/2ºT (0-1)
FIGUEIRENSE: Wilson, Pablo (Coutinho, 26'/1ºT), João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon (Rhayner, 25'/2ºT) e Fernandes; Héber (Elias, Intervalo) e Aloísio. Técnico: Jorginho.
PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia (João Vitor, 16'/2ºT); Wellington Paulista (Luan, 26'/2ºT), Maikon Leite (Chico, 40'/2ºT) e Kleber. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.